sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Aplicabilidade do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

O Referencial foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
É valorizado por seu ponto de encontro entre a teoria e a prática; mostra problemas de ensino e pesquisas de aceleração do conhecimento científico. Também não é uma panacéia que garantirá um ensino adequado, ou um saber unificado, mas um ponto de vista que permite uma reflexão aprofundada, crítica e salutar sobre o funcionamento de creches e pré-escolas. Sua aplicabilidade destaca-se por não ser algo pronto e acabado, mas que possuem orientações gerais de trabalho que só funcionam quando adequadas pelo professor à realidade dos alunos e ao espaço escolar no qual está inserido.
Numa nova concepção de escola de Educação Infantil, o contexto do espaço escolar perde uma das principais características que é a promover um processo natural e espontâneo, tornando-se então, responsável pela organização de uma prática pedagógica que toma o ato de brincar, refletir, fazer e representar como oportunidades para a apropriação de conhecimentos de hábitos e valores construídos socialmente.

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