sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Processo de Formação e a Atuação do Professor de Educação Infantil

Os métodos de preparação do professor variam, desde a observação e uso de testes, até as mais elaboradas técnicas de pesquisas.
É necessário, portanto, que os formadores educacionais , até de uma maneira geral, conheçam dispositivos legais, diretrizes, objetivos e metas educacionais, bem como algumas teorias pedagógicas da educação, colaborando assim, para a sua formação acadêmica.
Verifica-se mais do que nunca a extrema necessidade de o professor estar sempre buscando descobrir e elaborar, dentro de sua concepção de ensino, a forma mais adequada para transmitir e ensinar os conteúdos propostos.
Tem-se optado, comumente, boas técnicas de ensino permeadas pela tecnologia como um meio atraente e motivador para o ensino institucional, e que atualmente deve estar inserida na prática pedagógica do professor, aqui entendida como o efetivo exercício profissional do professor, dentro e fora da sala de aula. Portanto, uma prática que também é social e que por isso extrapola os muros da escola, vinculando-se ao cotidiano do professor, do aluno e da Instituição Escolar, resultando numa ação integrada.
A Instituição escolar é concebida como um espaço social, um espaço de ações alternativas que contribui para que haja transformações sociais positivas aos cidadãos.
Diante destas considerações, e tendo como motivação a própria prática no ensino profissional em sala de aula, pensou-se em buscar, através da constante reflexão, uma forma de ensino que pudesse despertar uma maior atenção sobre o aluno e, ao mesmo tempo, não excluir do processo ensino-aprendizagem as relações teoria/prática, e do cotidiano do professor e do aluno, as suas experiências vivenciais, elementos estes que poderiam e podem oferecer maior sustentação para um desempenho pedagógico mais amplo construindo uma identidade própria para Educação Infantil.
Observa-se que tais competências referem-se ao campo da cultura ou "visão de mundo" e da política. Isto significa dizer que a Educação Infantil deve preparar o indivíduo para inseri-lo na concepção e compreensão de mundo emergente na sociedade, ao mesmo tempo em que ele possa participar agindo nas mudanças e transformações dessa mesma sociedade. Portanto, é necessário observar que a sala de aula não deve ser entendida somente como aquele espaço físico determinado em centros de educação infantil onde os professores e alunos desenvolvem atividades de ensino-aprendizagem, mas também como um lugar onde a ação educativa como um todo possa conduzir-se na percepção da realidade social, econômica, cultural e política.
Como nos fala Vigotsky (1998), o convívio social e cultural entre os pares da mesma faixa etária e adultos do mesmo grupo ao qual pertence a criança, contribui de forma relevante para seu desenvolvimento e aprendizagem. Nesse espaço privilegiado, são intencionalmente proporcionadas experiências lúdicas e com múltiplas linguagens, criadas culturalmente, que as subseqüentes etapas da educação não enfatizam em suas propostas curriculares.
A atuação docente pressupõe:
• Uma atitude de abertura por parte do educador, não preconceituosa, onde todo o conhecimento é igualmente importante.
• Alcançar o reconhecimento quanto à peculiaridade dos processos de aprendizagem de educação Infantil.
• Buscar conhecimentos preconizados na Lei e suas deliberações vigentes.
• Conscientização de que não existem respostas prontas e acabadas, mas sim, uma permanente reflexão, investigação e complexidade da práxis educativa à luz das teorias sócio-histórica e sócio-interacionista.
A ação pedagógica se dá pelo desenvolvimento da sensibilidade, de uma formação adequada e necessária na arte de entender e esperar, e no desenvolvimento da criação e imaginação.
Durante seu desenvolvimento, a criança, é influenciada pelas experiências sócio-históricas e pelo mundo criado pelos adultos. Então o professor de Educação Infantil deve entender que, brincando seus alunos têm a oportunidade de expressar suas emoções, sentimentos, pensamentos desejos e necessidades, aprendendo a lidar com os diferentes tipos de linguagens (corporal, escrita, oral, musical e plástica).Pela brincadeira, a criança inicialmente experimenta e depois representa o mundo real. Por essa razão, o espaço dedicado à Educação Infantil deve favorecer a interação da criança com a realidade, oferecendo-lhe objetos e oportunidades que permitam a ela soltar sua imaginação e representar o mundo real criativamente.Portanto, o professor deve ser capaz de construir vínculos baseados na confiança recíproca e no respeito mútuo, estimulando o desenvolvimento da autonomia, tanto quanto possível, sendo continente da ansiedade da criança, do professor e de mais membros da escola, assim como na família. E sem dúvida alguma, para ser um "mestre de verdade", é necessário ter amor e sensibilidade pela Educação, qualidades que são primordiais para melhorar o ensino em todo o País.

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