sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e sua Fundamentação Metodológica

O Referencial abre um leque de oportunidades para trabalhar a teoria construtivista e interacionista, basta apenas a escola cumpra seu papel que se constitui em:
• Construir em espaço em que a criança possa compartilhar e confrontar com outras crianças e com os adultos suas idéias do mundo físico, natural e social; (Objetivo este que pode ser alcançado dentro dos ambientes de formação pessoal e de conhecimento de mundo).
• Ampliar os conhecimentos socialmente construídos da criança, partindo do que ela já sabe e objetivando ensinar o que ela precisa aprender.
A convivência com outras pessoas é essencial para fortalecer os vínculos afetivos, de troca e a auto-estima, além de aplicar gradativamente as possibilidades de comunicação e interação social dos alunos de Educação Infantil.
Dentro deste Referencial destacam-se os seguintes eixos de trabalho: Movimento, Artes, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. Estes eixos foram escolhidos por constituírem uma parcela significativa da produção cultural humana, que amplia e enriquece as condições de inserção das crianças na sociedade.
Tal Currículo deve influir na conformação de sentimentos e expectativas do aluno, e se este Currículo não abordam assuntos que se referem à realidade do aluno, é bem provável que este apresente um comportamento indisciplinado, que muitas vezes representa uma revolta explícita contra o discurso escolar que colocou de lado a sua real necessidade.
Cabe, portanto, aos professores mobilizar estes conteúdos em torno das temáticas escolhidas, de forma que os diversos eixos não representem continentes isolados, mas digam respeito mãos diversos aspectos que compõem o exercício da cidadania.

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