sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Construção de Fundamentos na Educação Infantil

O trabalho educativo a ser desenvolvido deverá garantir condições de desenvolvimento integral e aprendizagem, sem perder de vista a fundamental tarefa do cuidado físico e mental que requer a criança pequena. Nesse sentido, é necessário o estabelecimento de interações entre a criança e o seu meio físico, cultural e social, balizando-se pelos seguintes princípios:
• Respeito aos direitos individuais da criança, garantindo: segurança, consideração as suas condições afetivas favorecendo a auto-estima, a construção da identidade e a segurança emocional, para o desenvolvimento equilibrado de sua personalidade e caráter.
• Respeito à diversidade de expressões culturais, valorizando o processo democrático, o lugar de onde a criança procede, sem qualquer tipo de discriminação racial, sexual, religiosa, regional ou de características humanas diferenciadas.
• Promoção de oportunidades para o desenvolvimento físico, respeitando os níveis que estes se encontram, levando em consideração o fato de que a criança constrói os conceitos corporais na medida em que agem, observam e relacionam seu corpo com o Outro, também com outros objetos, dentro de um determinado espaço e tempo.
• Garantia de espaço para o jogo e o brinquedo, considerando as inúmeras experiências que produzem o brincar no desenvolvimento infantil, quer pela necessidade da fantasia, das emoções, de formas criativas e coletivas de agir, como auxiliar na formação do caráter de um novo cidadão atuante na sociedade.
• Criação de condições para a integração social, incentivando atitudes positivas em relação a si mesmo, as pessoas, a natureza, a vivência de situações favoráveis, para atuar sobre a realidade circundante com a valorização do trabalho cooperativo, possibilitando a divisão de responsabilidades e funções que exaltem o desenvolvimento exposto da solidariedade humana, liberdade, dignidade, convivência, aquisição de novos conhecimentos e o direito de ser respeitada por seus educadores, nas suas características individuais.
• Oportunidade de acesso ao conhecimento elaborado, assegurando à criança o direito e às condições para a permanência na escola, desenvolvendo deferentes formas de representação verbal e não verbal, de maneira contextualizada, em especial, a linguagem que se constitui em estrutura básica do pensamento, e, a construção da linguagem escrita. Também, a aquisição de estruturas operatórias de pensamento, elaborando condições para que a criança descubra, por ela mesma, construindo suas hipóteses e tenha acesso a materiais e informações, para que percebe o sentido e o significado do mundo que a cerca, deve ser preocupação constante dos educadores.
Toda a esfera que envolve principalmente a Educação Infantil deve-se assumir uma visão geral de dois âmbitos: FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL e CONHECIMENTO DE MUNDO.
Para deixar mais claro, estes últimos requisitos importantes na formação de uma criança, reafirmam-se que atividades de interações sociais que levem á ampliação de laços afetivos, a auto-confiança, a auto-estima ao desenvolvimento das potencialidades e capacidades da criança, respeitando sobretudo, seus limites, valores familiares e religiosos. Num âmbito de trabalho que priorize trabalhar o desenvolvimento da identidade e a conquista da autonomia da criança, referindo-se às experiências que favorecem prioritariamente a construção do sujeito, dando-lhe condições para que aprendam a conviver, a ser e estar com os outros e consigo mesma, numa atitude básica de aceitação, de respeito e de confiança, que abrirá oportunidades para estabelecerem-se duas novas características de um cidadão que será atuante em seu meio social.
Uma delas é a Identidade, marca que faz diferença entre as pessoas e sua formação. Ela se estabelece no círculo de pessoas com quem a criança interage no início da sua vida. A maneira como cada vê a si próprio depende também do modo como é visto pelos outros. Por isso o papel do professor como mediador entre as diferenças étnicas e sociais, tornando-se o propagador da afetividade que é de suma importância.
E a Autonomia, "definida como a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprias, levando em conta, regras, valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro, é, nessa faixa etária, mais do que um objetivo a ser alcançado, é um princípio das ações educativas. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para construir conhecimentos, e, dentro de suas possibilidades, interferirem no meio em que vivem".
Agora, no que se refere ao Conhecimento de Mundo, relaciona-se basicamente na construção das diferentes linguagens, pelas crianças, e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento. Enfatizando nas relações culturais entre as crianças e seus aspectos.
A cultura compreendida de forma ampla e plural, como o conjunto de códigos e produções simbólicas, científicas e sociais da humanidade, construído ao longo das histórias dos diversos grupos, englobando múltiplos aspectos e em constante processo de reelaboração e re-significação. Gerando novos aspectos essenciais do desenvolvimento e da aprendizagem e alcança instrumentos fundamentais para as crianças continuarem a aprender
, ao longo da vida.

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