sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Plano Nacional de Educação e o Docente(01)

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSERÇÃO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O DOCENTE

1. PROBLEMATIZAÇÃO
A Educação Infantil no Brasil, projetada para ser o alicerce de uma construção de base sólida e segura para o educando, visando um percurso pelo caminho do desenvolvimento de nossa sociedade, caracteriza-se, no mínimo, por uma série de ações desafiadoras e, como tal, é necessário acreditar e lutar.
Com um dos focos em mente, que é a preocupação de definir como prioridade a educação universal das crianças definindo prioridades e destacando necessários investimentos, em especial públicos, em infra-estrutura física, acima de qualquer dúvida, o maior investimento será a formação profissional de docentes que atuem nesta área, que arriscamos dizer, privilegiada.
Na atuação desses profissionais, devidamente capacitados e valorizados, tal compromisso almejado referente à responsabilidade na construção de um país desenvolvido e com inclusão social, começando juntamente com as crianças pequenas na Educação Infantil, os resultados serão, com certeza, ecoados internacionalmente. Como já é possível ouvir experiências e resultados significativos que estão contribuindo para este sonho seja realizável.
1.1 - JUSTIFICATIVA
O Referencial Nacional para a Educação Infantil abre um maior espaço para que os conteúdos sejam trabalhados em âmbitos gerais, processados de forma integrada e global fazendo inter-relações entre diferentes eixos a serem desenvolvidos com as crianças, eixos estes fundamentais ao seu desenvolvimento. Isto deu-se através do Conselho Nacional da Educação, pela Lei de Diretrizes e Bases Educacionais para a Educação Infantil, em 7 de abril de 1999,
O Educador, como mediador desse processo, tem como meta organizar os conteúdos de forma que se tenham informações de diversas áreas, sem que se separem, estudando a questão como um todo, olhando-a sob diferentes ângulos, ou seja, pontos de vista, diferentes, onde será prontamente ressaltado o devido valor do respeito ao ouvir e tentar compreender uma opinião oposta que venha a surgir no decorrer dessas ações educativas, que terão reflexos extra-escola, provavelmente.
É fundamental para que os alunos situem-se no mundo de hoje, o apoio de professores também atualizados e que estejam preparados para administrar suas aulas dentro dos enfoques como a interdisciplinaridade, inteligências múltiplas e formação de competências. Para que as crianças consigam processar as inúmeras informações que lhes são transmitidas diariamente pela mídia, sabendo construir suas reflexões, levando em conta aspectos envolvidos, e não tomar para si uma opinião ‘da maioria’ como pessoal, sem argumentos. Por isso, o educador é responsável pelo desenvolvimento da identidade e autonomia de seus alunos, sem esquecermos da primordial importância da família que intervêm favoravelmente, integrando-se à ‘missão’ de educador.
1.2 - OBJETIVOS
1.2.1 - OBJETIVO GERAL
Explicitar valores práticos dos fundamentos teóricos e metodológicos na Educação Infantil.
1.2.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Enfocar a importância da constante especialização do professor;
Abordar o papel ético do educador como mediador de conhecimentos e transmissor de valores morais;
Destacar o referencial curricular nacional como uma conquista, devendo ser tomada como ponto de partida norteadora à ação educativa.
Enfatizar a real importância da avaliação;
Salientar questões como: Autonomia, Identidade e Conhecimento de Mundo.
1.3 - METODOLOGIA
Tendo escolhido o tema, procura-se selecionar o material de referencial bibliográfico a partir do método dedutivo-intuitivo, ou seja, aquele que percorre o assunto detalhadamente do geral para o particular, objetivando chegar a uma conclusão crítica.
A primeira parte do estudo refere-se à introdução, apresentando reflexões sobre a educação Infantil, algumas de suas primordiais funções e a do educador dentro do mesmo processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo também a atual comodidade de alguns processos pedagógicos clássicos e a importância da atualização do docente frente esta realidade, neste processo de mudança.
Destacando o papel do professor diante de novos conceitos educativos, tratados no referencial para a Educação Infantil e a situação do professor diante da postura que deverá assumir em sala de aula, no âmbito de sua relação com o aluno, principalmente entre os seus primeiros seis anos de vida, surgindo assim, também a questão da ética profissional a ser explorada.
Já no processo de finalização do trabalho, entra em questão novamente, agora com maior enfoque, primordiar por uma busca incessante por parte do educador, a sua excelência profissional.
Dado o exposto, espera-se que, com este trabalho, possibilitou-se deixar contribuições, abrir ou até mesmo ampliar caminhos já percorridos, porém agora vistos com a intenção de qualificar e quantificar novos acréscimos de idéias e sugestões, resultando em futuras ações, almejando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, em qualquer fase ou ciclo de ensino.

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